Entre ser au pair com agencia ou sem agencia a minha opinião é bem clara: Se for a primeira vez venha com a agencia!
Primeiro por que eu sou cagona, e segundo por que acho bom você ser confiante com o inglês e já com uma experiencia em outro país, antes de tentar fazer isso sozinha, sem o suporte de uma agencia.
O que você ganha vindo com uma agencia?
A agencia no Brasil te da o suporte para com a agencia nos Estados Unidos até você embarcar, eles são responsáveis por fazer a intermediação da au pair com a agencia e as famílias, colocar seu perfil online e fazer alterações nele para que as famílias entre em contato com você, mesmo sendo importante essa é a mais simples parte que a agencia vai ajudar vocês.
O papel mais importante das agencias é que elas tem consciência da família que está cadastrada para ter uma au pair, por exemplo, em sites como GAP e o AU PAIR WORLD, onde você tem acessos a perfis de host families, muitos desses perfis são falsos onde pessoas aplicam golpes em aspirantes à au pairs.
Existe casos de sucesso, mas como primeira experiencia eu não arriscaria, por isso aconselho que tenha mais maturidade desse tipo de experiencia antes de arriscar, saber melhor como funciona o intercâmbio e como são as host families, o que elas podem oferecer (nunca acredite em morar na Califórnia, trabalhar 25 horas e receber o dobro do que é o contrato, apareceram vários perfis assim pra mim nesses sites, haha)
Voltando às agencias, antes da host family receber uma au pair, são feitas visitas até a casa dessa HF para ver se a au pair terá condições descentes de morar ali (um quarto privado e um banheiro, no minimo)
Após o desembarque nos Estados Unidos, temos um treinamento de 4-5 dias antes de chegar na casa da HF, o que nos prepara um pouco melhor, em relação a se familiarizar com o inglês, primeiros socorros para crianças além de direção, leis e outros tópicos.
Já na casa da HF a area director ou lcc (representante da agencia e responsável pela au pair no Estados Unidos) tem uma reunião entre família e au pair para deixar claro as regras do programa, o que a família coloca como direitos da au pair e os últimos ajustes para iniciar a experiencia do intercâmbio.
Se caso vir a acontecer algum problema de adaptação ou seja qual for, do lado da au pair ou da host family, esse pode pedir por rematch, que é onde a au pair volta a ficar online para entrar em contato com outras famílias e a host family também procurará outra au pair. O rematch é um processo complicado e ninguém quer passar por isso, e por causa disso é tão importante tentar acertar tudo o que for possível nas entrevistas antes de fechar com a família, mas por mais que seja um processo difícil e estressante, ainda é uma opção e garantia que você terá de continuar tendo sucesso no seu intercâmbio.
Depois de colocar aqui alguns pontos que considero muito importante sobre optar por fazer o intercâmbio com a agencia vou falar um pouco da minha agencia no Brasil:
A minha agencia é a STB de São José do Rio Preto, e a minha agente foi a Débora, a agente é que vai te dar a assistência que você vai precisar. No meu caso, após fechar com a agencia tive o primeiro suporte no preenchimento do application, eu o preenchi completamente exceto pelas vacinas pois não saberia como fazer, levei para a Débora corrigir e ela me ajudou a preencher.
Após ficar online quis fazer ajustes e atualizações no meu perfil, como tornar Infant Specialized, trocar a foto do perfil, colocar mais fotos, troquei o vídeo 3 vezes, mudei a minha carta de apresentação para a família. Todos esses ajustes serão feitos pela sua agente, por isso é muito importante ter uma agente disponível e que realmente te de o suporte necessário.
Antes do embarque ainda tivemos uma reunião pré embarque onde ela me tirou todas as dúvidas, e me deixou mais tranquila por que seria minha primeira vez em um aeroporto e consequentemente em um avião.
Uma coisa que foi muito legal com a minha agente é que teve momentos desesperadores quando não entrava famílias no meu perfil e ela me mandou alguns emails com palavras confortantes, sobre como deveria lidar com o momento frustrante.
Se tiver mais dúvidas sobre a agencia que eu vim ou quiser entrar em contato com a minha agente, a Débora o email dela e o site estão na descrição do vídeo no you tube que vai estar no final do post.
E então é isso, espero que tenham gostado e que tenha ajudado de alguma forma. Um beijo, muito obrigada e tchau :)

Nenhum comentário:
Postar um comentário